Deficiência auditiva na escola: entenda como reconhecer e ajudar
Deficiência auditiva na escola: entenda como reconhecer e ajudar
5 Min.
Publicado em 25 de março de 2020
Logo após o nascimento, o bebê passa pelo teste da orelhinha, um exame capaz de identificar problemas auditivos. Ainda assim, os pais devem estar sempre atentos a qualquer sinal de que a criança não está ouvindo bem, uma vez que o diagnóstico e o tratamento precoce são extremamente importantes.
A deficiência auditiva na escola costuma ser notada pelos profissionais da educação, pois quando crianças e adolescentes não ouvem bem, o aprendizado é afetado, podendo levar a um rendimento insatisfatório.
Mas como identificar, no contexto escolar, distúrbios ligados à audição e o que fazer para ajudar nos casos em que o problema é confirmado? Continue a leitura do post e saiba mais sobre o assunto!
Observação dos sinais
É preciso atentar à determinadas situações que podem indicar deficiência auditiva, como demora para desenvolver a fala e/ou problemas para articular os sons. Dificuldades durante a alfabetização e troca de letras na escrita também são sinais de que a criança pode não estar ouvindo bem.
Além disso, não responder quando chamam seu nome, não reagir a barulhos fortes, pedir para aumentar o volume de aparelhos em geral (celular, computador, televisão), demonstrar irritação e falta de atenção e não estabelecer vínculos com outras crianças/adolescentes são fatores que devem ser considerados.
Uso de estratégias visuais
Para lidar com a deficiência auditiva na escola, existem recursos simples dos quais os professores podem lançar mão, auxiliando tanto no desenvolvimento cognitivo da criança/adolescente quanto psicossocial.
As estratégias visuais, como escrever no quadro ou na lousa e utilizar imagens diversas, são bastante úteis nesse sentido. Outros procedimentos que podem ajudar no contexto escolar são:
- minimizar ruídos em sala de aula;
- disponibilizar um assento próximo ao professor;
- formar dupla com um colega amigável, estabelecendo parceria nas atividades;
- inserir legendas em vídeos (mesmo que na língua materna);
- falar olhando para a criança/adolescente, possibilitando a leitura labial.
Comunicação constante com os pais
Manter uma parceria com a família é essencial para que a criança ou o adolescente possa, de fato, se desenvolver. Por isso, a comunicação deve ser constante.
É importante se reunir com os pais e conversar a respeito do dia a dia e dos hábitos do filho, para potencializar os métodos utilizados pelo professor, facilitando o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento de modo geral. Muitas vezes, outros profissionais já estão envolvidos, como fonoaudiólogos e psicólogos, e é necessário haver essa troca de informações entre família e escola.
Tratamento adequado e uso de aparelho auditivo
A deficiência auditiva na escola, após ser identificada, precisa ser tratada o mais rápido possível. O tratamento adequado, prescrito pelo médico especialista, vai ajudar a minimizar os impactos negativos ligados ao problema auditivo, contribuindo para a evolução da criança ou do adolescente. Em alguns casos, o uso do aparelho auditivo pode ser indicado.
Agora que você já sabe como identificar e reconhecer a deficiência auditiva na escola, lembre-se de que é fundamental contar com ajuda especializada para iniciar o tratamento o quanto antes. A AudioNova tem uma linha de aparelhos auditivos pediátricos de ótima qualidade, especialmente desenvolvidos para atender às necessidades das crianças.
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