Pressão no ouvido: Causas e soluções

Pressão no ouvido: Causas e soluções
10 min.
Publicado em 18 de julho de 2019
Pegar um resfriado ou gripe pode fazê-lo se sentir miserável. É ruim o suficiente ter de tratar com sintomas irritantes como escorrimento nasal, ouvido entupido, pressão nos seios nasais - mas seus problemas raramente terminam aí. Já que seus ouvidos, nariz e garganta são todos bem interconectados, um problema em uma área frequentemente atinge a outra. Congestionamento do ouvido é um exemplo dos muitos sintomas desconfortáveis que você pode encontrar ao tratar de condições que impactam seus seios nasais, nariz ou garganta.
Como funciona a pressão no ouvido?
A trompa de Eustáquio é uma pequena passagem que liga seu ouvido médio à garganta. Ela desempenha um papel vital na equalização da pressão em seu ouvido médio. Ela o faz abrindo quando você espirra, engole ou boceja. Esse mecanismo evita acumulação de pressão e fluido em seu canal auditivo, atrás do tímpano.
Quando a trompa de Eustáquio entope, você pode perder clareza auditiva, pois os sons ficam abafados. Sensação de pressão, dor e ouvido cheio também não são incomuns. Alergias, infecção dos seis nasais, o resfriado comum ou a gripe podem ocasionar o bloqueio parcial das aberturas da sua trompa de Eustáquio. Inflamação em tecidos e secreção de muco são grande parte da razão para a disfunção da trompa de Eustáquio.
Viagem aéreas e variações de altitude também podem ser razões para que sua trompa de Eustáquio não funcione corretamente.
Como se livrar da pressão em seu canal auditivo?
Para aliviar seus sintomas e encontrar a melhor solução, é primeiro necessário identificar a causa.
A seguir, as causas mais comuns e nossas dicas para resolvê-las.
Você tem perguntas ou preocupações sobre perda auditiva?
Teste sua audição em um clínica AudioNova.





