Dores no ouvido e na mandíbula 6 causas comuns
Dores no ouvido e na mandíbula 6 causas comuns
10 min.
Publicado em 24 de agosto de 2022
Seja por conta de uma infecção de ouvido ou alguma outra causa, sofrer de dor no ouvido pode ser extremamente desconfortável. Mas se a dor de ouvido também vier acompanhada de dor na mandíbula, isto pode tornar a vida bastante infeliz. Naturalmente, quando estamos com dor, queremos entender o que está causando-a e, sobretudo, queremos saber o que podemos fazer para que desapareça.
As orelhas e a mandíbula são duas partes distintas do corpo localizadas próximas uma da outra. Quando a dor se apresenta nas duas áreas simultaneamente, isto indica um problema que afeta diretamente os dois locais, ou pode ser uma dor que irradia para a zona da orelha e da mandíbula, mas que tem origem em outro local. Veja algumas das causas subjacentes mais comuns de dores no ouvido e na mandíbula:
Causas mais comuns de dores no ouvido e na mandíbula
Como você pode observar, as dores no ouvido e na mandíbula podem originar de diferentes problemas de saúde. Apesar de ser difícil identificar a causa subjacente, procurar por outros sinais e sintomas pode ajudar você e o seu profissional de saúde a apontarem o problema.
Por exemplo, a DTM possui vários sintomas diferentes além de dores no ouvido e na mandíbula. Não é incomum para aqueles que sofrem de doenças na ATM ou de DTM sofrerem de zumbido, perda auditiva, dor de cabeça, dor facial ou mandíbula travando e estalando.
O ouvido de nadador é frequentemente acompanhado de febre e escorrimento da orelha afetada, enquanto uma sinusite vem normalmente acompanhada de uma irritante congestão nasal e perda do olfato ou do paladar.
Como os médicos diagnosticam as dores no ouvido e na mandíbula?
Para chegar à origem da dor de ouvido e na mandíbula, o seu profissional de saúde provavelmente irá realizar um exame físico e lhe fazer perguntas relevantes para entender melhor o seu histórico de saúde. Se estas etapas não forem o suficiente, seu médico poderá recomendar um raio X ou uma ressonância magnética.
Quais opções de tratamento para dores no ouvido e na mandíbula estão disponíveis?
Dependendo do diagnóstico, o tratamento pode variar de pessoa para pessoa. A grande maioria dos casos de ATM se resolvem sozinhos sem qualquer tratamento. Contudo, se a dor persistir por um longo período ou se estiver sentindo muito desconforto, não deve adiar a busca por acompanhamento médico.
Algumas pessoas ficam aliviadas relaxando a mandíbula ou aplicando uma compressa de água morna ou fria na área afetada ao longo do dia. Realizar exercícios de alongamento da mandíbula também pode ser bastante útil. Naturalmente, é muito importante estar atento à sua saúde oral praticando uma boa higiene oral de modo a reduzir as bactérias na boca. É igualmente vantajoso reduzir o estresse e incluir alimentos mais macios em sua dieta.
Quais são as principais conclusões?
Vários motivos podem ser responsáveis pela dor nas áreas da orelha e da mandíbula. Embora ambas as regiões possam estar afetadas, também é possível que a origem da dor esteja em outro lugar e o que você sente é na verdade uma dor referida. De qualquer modo, é fundamental falar com o seu médico e descobrir a causa principal do seu problema de saúde.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.